quinta-feira, 7 de julho de 2011

Bolsas do BRASIL.....

UAU! Pois é povo. Aqui estou eu novamente. Nesse momento tenho 3 redações por fazer e algumas matérias que carecem de revisão (prova está chegando) e não obstante isso repito.  Aqui estou.  É inefável a felicidade minha em poder deferir algumas palavras.  Em suma,  estou aqui para organizar meus pensamentos, aliviar a tensão e, como obvio,  dar uma relaxada.
         No ultimo post tratei sobre a educação (afirmo que não com maestria) e me detive, propositalmente, de mencionar o BOLSA ESMOLA do governo.  Não que eu ache este de tudo ruim.
         O que sugere na verdade é que na raiz da cultura brasileira temos o indígena.  Calma gente, a culpa não é do índio.  O território brasileiro é vasto e principalmente rico.  No passado o índio sabia coletar e precisava só de fazer isso, tanto que os portugueses quando aqui atracaram não encontraram a “casa em ordem” como os espanhóis no caso das civilizações incas e astecas. Não que o índio fosse preguiçoso, ele apenas não precisava do trabalho.
Agora eu chego ao ponto.  Nossa cultura surgiu dessa mistura de sensualidade portuguesa (degredados que encontraram no “paraíso terrestre” as condições ideais de libertinagem) religiosidade e sincretismo africano e principalmente a virtude experimental, criativa, curiosa e ociosa do índio. Estes últimos são marcantes.
 O bolsa família mostra majestosamente isso. O fato é que muitos “responsáveis” vêem neste uma forma e arrecadar fundos para o sustento da família. Isso fora os que não precisam e recebem tal verba do governo.  Podemos inferir que ele cria a situação de comodismo nos agraciados pela verba e faz aflorar aquilo que está arraigado em nossa cultura: o ócio. Ora, se país quer crescer, é necessário pessoas dispostas a trabalharem e moverem a maquina do governo. Os investimentos altíssimos do programa geram ônus que poderia ser revestido para o bem da própria população por meio de educação melhor, infra-estrutura melhor para cidades e saúde. (HAHAHAHAHAH com essa renca de políticos nossa......).
É, pensando melhor, o programa (como já citado) não é de tudo ruim. Ele é a garantia que pelo menos uma efêmera parcela dos nossos exorbitantes impostos tem voltado ao povo. Ele auxilia também a milhares de famílias pobres e sem perspectiva de melhoras (graças a falta de qualificação profissional) a manterem condições de vida mais dignas e confortável. Mesmo não sendo a melhor alternativa por tender a acostumar a população com o fácil, o programa é um meio de oferecer à criança a opção por um futuro melhor ficando, portanto, ela responsável por decidir fazer a diferença (se esforçando e extraindo o melhor da precária educação) para ser Alguém na vida ou NÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário